quarta-feira, 30 de outubro de 2013

HOMEM DO CAMPO


O professor, reunido com alguns alunos, começou a contar:
Desde garoto, depois estudante sempre gostei de conversar com as pessoas mais idosas, cheias de conhecimentos, de experiências.
Na vida profissional também estive próximo àqueles mais antigos com o intuito de ajudá-los e de adquirir conhecimentos passados por eles, os macetes da vida!
Em contato com o homem do campo que o meu prazer é maior; ouvi-lo com a sua simplicidade e humildade falar das façanhas, das lutas vividas para criar os filhos, a sobrevivência e a glória de estar com aquela idade e vitalidade, podendo passar aos netos tudo que aprendeu com os antepassados da família e amigos.
Infelizmente, com lágrimas nos olhos, muitos dizem: Professor, já são poucos os nascidos aqui. O esteio da família morre e os filhos que tiveram que estudar na cidade e por lá se estabeleceram vendem as terras dos pais.
Mas aqueles que continuam com a lida por aqui agradecem a amizade dos chegados, que trazem muitas informações.
- Hoje com a televisão e a internet, o mundo ficou pequeno e o saber bem próximo e a disposição de todos; basta interesse. É só arregaçar as mangas que serviço e informação não faltam.
- Vamos à luta com a luz de Jesus na nossa frente!

Lenildo Solano

30/10/2013

LUZ CELESTE - Caridade


A caridade é paciente, doce e benfazeja; não é invejosa, nem temerária e precipitada; não se enche de orgulho; não é desdenhosa, nem procura seus interesses; não se melindra nem se irrita com nada; não suspeita mal nem regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade
tudo suporta, crê, espera e sofre.
Entre a fé, a esperança, e a caridade, a mais excelente é a caridade; ela reúne todas as qualidades do coração, a beneficência, a bondade e a benevolência para com o próximo.
Todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima: Fora da Caridade não há salvação. Aqui estão contidos os destinos do homem na Terra e no céu; viveremos em paz aqui e quando partirmos encontraremos graças diante do Senhor. É a luz celeste a iluminar nossa caminhada.
Terminamos este pequeno resumo do capitulo: Fora Da Caridade Não Há Salvação (ESE) com a citação de São Paulo: “Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens, e mesmo a língua dos anjos, se não tivesse caridade não seria senão como um bronze sonante, e um címbalo retumbante; e quando eu tivesse o dom de profecia, penetrasse todos os mistérios, e tivesse uma perfeita ciência de todas as coisas; quando tivesse ainda toda fé possível, até transportar as montanhas, se não tivesse a caridade eu nada seria. E quando tivesse distribuído meus bens para alimentar os pobres, e tivesse entregue meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso não me serviria de nada.”
- O Senhor responderá: “Eu vos digo em verdade, quantas vezes o fizestes com relação a um destes mais pequenos de meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.”
- Não reneguemos a ninguém, todos somos irmãos!

Lenildo Solano

29/10/2013

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DROGA É UMA DROGA


As facilidades que a vida oferece
Companhias não confiáveis
Amizades suspeitas
Desestrutura familiar
Ausência de limites 
Descompromisso com a fé religiosa
Falta de decisão, caráter, segurança
Pré-disposição
São os principais elementos, fatores que vem levando, infelizmente,
jovens, adultos, ricos, pobres, bonitos, feios, pretos, brancos, amarelos, azuis, vermelhos
para o suicídio lento, a destruição, ao crime e a morte.
Tudo começa com o primeiro gole, primeira puxada, trago ou cheirada.
Diz não a Droga, qualquer que seja ela.
Não entre, que o retorno não é fácil.
Droga é uma droga.
Pense, sinta ,confie em DEUS e JESUS ao seu lado
Ore, vigie
Seja um Vencedor!

Lenildo Solano

29/10/2013

INGRATIDÃO E FÉ


“As fortes provas entendam-me bem, são quase sempre indicio de um fim de sofrimento e de um aperfeiçoamento espiritual, quando são aceitas por amor a Deus”.
Com este trecho retirado do capitulo: Honrai A Vossa Mãe E O Vosso Pai. (ESE/Santo Agostinho). Queremos dar ênfase primeiramente à ingratidão, negação da caridade e fruto do egoísmo e do orgulho que deixamos por descuido, negligencia desenvolver em nossas famílias. Segundo a revolta, a perda de crença de algumas pessoas quando grande problema o afronta ou a seus entes mais queridos.
- Atendimento fraterno mais sentido que pudemos imaginar é de uma pessoa idosa alvo de abandono, ingratidão de filhos e da família. É dor profunda.
- Os momentos de dificuldades são aqueles onde podemos por em prova a nossa paciência, tolerância, equilíbrio, humildade, caridade e fé.
- Senhor, dá-nos luz, força, coragem e resignação!

Lenildo Solano
28/10/2013

   

PEQUENA DOMÉSTICA


Olha a maratona da pequena Manu. Acorda cinco da manhã, toma o ônibus com a mãe.
Chega à casa da avó e com esta toma novo coletivo para irem ao AP onde a avó faz serviços domésticos: limpa, cozinha, lava e passa.
Chegando a casa de retorno  as dezessete horas. A neta aguarda a mãe que vem do trabalho, às dezoito horas, deixa a filha em casa com o pai e vai para universidade. Aguarda a mamãe acordada para mamar e dormir.
Engraçado e triste é quando perguntam para a menina: Manu onde que você estava com a vovó? Ela responde: Tava tabaiando com vovó lá na casa..., é lógico segundo a avó que ela só brinca, assiste TV, lancha e dorme.
A mãe procurou creche não encontrou vaga. Procurou deixar com estranho deu problema intestinal na criança.
Perguntam, o que fazer com a pequena doméstica que sente na pele ainda as angustias de tomar coletivos superlotados em horário de pico?
- A vida destas crianças será que não incomodam o sono dos responsáveis, administradores e governo desta nação? Piores que ela existe milhares!

Lenildo Solano

                                                28/10/2013

O MAGO E SEU AMIGO


O mago encontrou o seu amigo que há tempo não via. Abraçaram-se e o mago põe-se a contar:
Eu havia, verdadeiramente, adormecido, tudo pra mim tinha perdido o sentido.
Ouvia-se uma música eu não me comovia; passeava e não me achava, nada contemplava.
Apertava-me, beliscava e não sentia dor, aproximava do fogo e não sentia calor.
Brincava, dançava e não via alegria; uma sorrateira agonia.
Sorria pra não chorar, enfim acordei, resolvi totalmente mudar.
Viverei, viverei, dando novo sentido a vida, magias nunca mais.
Satisfarei o meu ego em um mundo melhor, ênfase maior a vida espiritual, com força, coragem e ação, superar a mente, emoção com luz no coração.
- Tudo é passageiro menos meu futuro; amor triunfo verdadeiro.
O amigo após ouvi-lo atenciosamente, disse: Eu também mudei muito, converti e sou um fiel seguidor de Jesus.
 Muita paz e muita luz!

Lenildo Solano

28/10/2013

domingo, 27 de outubro de 2013

FRUTOS DA ÁRVORE DE VIDA


O grande pastor Jesus Cristo, grande em amor, caridade, humildade não só pastoreava, recolhendo as ovelhas perdidas como também plantava ao longo do caminho as árvores de vida.
As ovelhas são os doentes, os viciosos, os injustiçados, os pobres e oprimidos que Ele procurava e procura para encaminhar no caminho do bem.
Os frutos da árvore de vida são os frutos de vida, de esperança e de fé.
O fruto da esperança que restitui a força e a coragem.
O fruto da fé que sustenta, dá a confiança e a certeza do futuro melhor, da felicidade eterna.
- Toda árvore que não for boa, não amparar, abrigar, alimentar o necessitado haverá de ser extinta, cortada e lançada ao fogo.
- Busquemos nutrir destes frutos e saborear da sombra desta árvore de vida!

Lenildo Solano

27/10/2013

PORTAS DA VIDA


Duas palavras chamam-nos a atenção quando fazemos leituras evangélicas, esforços e iniquidade  A primeira vista pergunta-se que relação existe entre elas? Nenhuma, resposta simples, imediata.
No capitulo: Muitos Os Chamados E Poucos Os Escolhidos, chamam-nos a atenção quanto às portas da perdição e da salvação.
Sabemos que estamos em um mundo de provas e de expiações, onde o mal ainda predomina.
Perguntaram ao Senhor, haverá os que se salvam? Ele lhes respondeu: “Fazei esforços para entrar pela porta estreita, porque eu vos asseguro que vários procurarão por ela entrar e não o poderão.”
A porta da perdição é larga e o caminho que a ela conduze espaçoso, e há muitos que por ela entram. Não controlam suas más paixões, violam os mandamentos divinos, ouviram as palavras e não deram valor e obediência.
E quando estes baterem a porta para entrarem, ouvirão do Senhor: “Eu não sei de onde sois, retirai-vos de mim todos vós que cometeis a iniquidade."
Vemos que o Pai é todo bondade e todo justiça.
O único caminho que nos está aberto para encontrar graça diante Dele é a prática sincera da lei de amor e de caridade.
Advertências que nos arrepiam e nos fortalecem para estarmos atentos, em vigilância e oração, para não cairmos em tentação.
- Senhor, ajude-nos nesta caminhada para adquirirmos a pureza de coração!

Lenildo Solano
27/10/2013



sábado, 26 de outubro de 2013

O PAI, O FILHO E O ANJO


Lebório era um pai trabalhador, de pouca amizade mais os irmãos da igreja.
Homem prestativo, solidário sempre ouvia e ajudava a todos que os procuravam.
Amava a natureza, seu defensor, pescava o necessário para o consumo e dava de alimentar os animais.
Ele tinha um filho, o Quinzinho, criado sob cuidado e atenção. Foi para a cidade estudar, formou-se em técnico agrícola, deixando o pai contente com as técnicas de plantio que poderia ensinar.
Para o desgosto do pai, o filho regressou viciado em drogas, encaminhado para tratamentos ora melhorava ora recaia.
Um certo domingo lá na igreja Lebório pediu a palavra para fazer um testemunho: Contou que em sonho havia conversado com um Anjo. Este lhe disse: Meu amigo, você ora ao Pai Criador e anda angustiado em relação ao seu filho, lembra-te que ele também é filho de Deus, irmão de Jesus Cristo, que procurou e procura os doentes, aflitos, viciados e injustiçados. Portanto, entrega e confia a vida do Quinzinho ao Pai Todo Poderoso e segue a sua com alegria e trabalho no bem.
- Desse dia em diante, o Libório tornou-se outra pessoa, contente na paz do Senhor!

Lenildo Solano

26/10/2013

SABEDORIA E PRUDÊNCIA


O compromisso que assumimos quando reencarnamos é de resgatarmos débitos e creditarmos bônus na nossa evolução.
Os maus pensamentos, as cobiças da carne, o calor da sensualidade, a sede dos vícios,
o fogo do egoísmo, do orgulho, da maledicência são os detratores, monstros, armas poderosas da ruína do homem. Podem, porém, ser suavizados, neutralizados, eliminados pelo poder da oração.
Oração feita com fé, convicção, fervor ao Pai Criador, que deseja e espera luta e sacrifício em busca da paz e da felicidade de cada filho.
Nosso fervor e confiança em Deus são os primeiros passos para esta busca, viver no bem.
E tenhamos toda certeza de que grande será a ajuda espiritual a nos encorajar, fortalecer, orientar nesta caminhada.
É com este firme propósito de lograr méritos nesta proposta  que pedimos a todo o momento para que nossos Anjos da Guarda estejam cada vez mais iluminados e nós humildes e obedientes para que não caiamos em tentação e havemos de sair vitoriosos nesta batalha com sabedoria e prudência.
-A luta é árdua, a vitória o ideal da vida!

Lenildo Solano

26/10/2013

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

FELICIDADE E CONSOLAÇÃO


Em nosso dia a dia estamos sempre buscando o melhor cada vez mais em nosso viver.
Trabalhamos até três períodos, fazemos como diz uma fezinha no jogo, queremos sempre mais e mais.
O trabalho é útil e indispensável, participar do que a vida nos dispõe é saudável, porém com cautela, simplicidade sem egoísmo, orgulho e ambição.
A prática da caridade, tornar outro feliz, que pode ser feita de varias maneiras. A caridade material
 doando alimentação, objetos, dinheiro sem ostentação.
A caridade moral através de uma palavra, um abraço, um sorriso, ouvir o outro com atenção;
suportarmos uns aos outros, que é difícil, orando pelos que sofrem.
Através da máxima do nosso querido irmão Jesus Cristo: “Amai-vos uns aos outros” e procurando fazer a outrem o que queremos que nos fosse feito, tudo seria diferente e é possível, basta começarmos por nós.
 Teremos certeza de que outros e outros agirão no bem e então sentiremos a felicidade e a consolação
 presentes em nossos corações.
- Caridade! Palavra sublime que resume todas as outras virtudes!

Lenildo Solano

25/10/2013

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

RIQUEZA E POBREZA


Para nós pais não há filho melhor que o outro.
Queremos, investimos, torcemos pelo sucesso de todos, indistintamente.
Da mesma forma é o nosso Pai Todo Poderoso que aguarda a superação, a renovação, a vitória de cada filho.
A riqueza que todos buscam. Cada um possui a seu turno: quem não tem hoje, já teve ou terá amanhã.
A riqueza é uma concessão divina, da qual prestaremos conta e serve para darmos prova
da caridade e da abnegação assim como a pobreza é para pormos em prova a paciência e a resignação.
Lembremos de que somos donos, proprietários apenas daquilo que podemos levar deste mundo: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais, os bens feitos em benefícios dos outros.
Portanto, se temos riqueza convertemo-la em bens ao próximo, assistência, trabalho, progresso. Se não a temos não invejemos quem tem, contentemos e continuemos
estudando e trabalhando, habilitando-nos para sabermos empregá-la quando for a nossa vez.
- Os bens terrenos pertencem a Deus, que os dispensa a sua vontade. Somos usufrutuários e não proprietários!

Lenildo Solano

24/10/2013

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

DEUS, BOM E JUSTO



Para justificar o injustificado
explicar o inexplicável
ouvimos ou mesmo dizemos
Deus escreve certo em linhas tortas
Como na passagem em que Jesus diz:
”Se vosso olho vos é objeto de escândalo,
arrancai-o e lançai-o longe de vós;
melhor para vós será que entreis na vida
tendo um só olho, do que terdes dois e serdes
precipitados no fogo do inferno”.
É a pena de Talião pedida por nós mesmos para
saudarmos débitos de vidas passadas.
Mas, Deus dá o frio conforme a coberta, frase que
comprova como o nosso Deus é bom além óbvio de ser justo.
O mal é uma conseqüência das nossas imperfeições. E através
do escândalo, dos vícios punimos a nós mesmos e cansados
de sofrermos aí então, buscaremos o remédio no bem.
- A racionalidade nos adverte de que não é necessário sofrer
muito para procurarmos o bálsamo no bem, o Pai Maior deseja
a nossa felicidade!

Lenildo Solano

23/10/2013

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CONSCIÊNCIA E AÇÃO


A dor é igual para todos
o sofrimento é proporcional
a importância que damos a ele.
A vida é camarada, sempre a nosso favor
portanto, não estacionemos jamais,
ela é dinâmica e progressiva.
Todo momento é propicio a recomeçar
com fé e coragem devemos encarar.
Para frente e para o alto devemos acionar
a mente, que direciona o veículo corporal,
instrumento falível, importante e amigo
em nosso crescer e caminhar.
A Deus
pedimos que nossas emoções possamos controlar
para que não desequilibremos e doenças possam aflorar.
Sabemos que a vida é uma escola com belas e rudes lições,
conscientes de tudo isto busquemos na oração, otimismo,
 na prática de boas ações as defesas necessárias ao equilíbrio
e felicidades em nossas intenções.
- A felicidade está em fazermos outros felizes, principalmente,
os humildes e aflitos.
- Ouça-nos Senhor, consciência e ação, fé e perseverança no bem!

Lenildo Solano

21/10/2013

domingo, 20 de outubro de 2013

CHORO DE UM PAI


As alegrias e tristezas acontecem na vida de todas as pessoas
comoção ou desespero, testes fortes ao coração
Dizem que o homem não chora, coisa de outrora
pois ele também tem sangue e sentimento para por pra fora
o sabor de uma vitória ou o amargor de uma grande decepção
A perca do convívio da família em especial da filha
que tanto amo por simples capricho da sua mãe
faz bater bem diferente o meu amigo coração
Não ter contacto com uma criança, fruto de um amor
gera-me tamanha agonia, uma grande dor
a tristeza se instala mas, forças em Deus hei de buscar
A saudade é bem maior, então em desabafo
ponho-me a chorar para que ela possa suavizar
- Creio em Deus Pai Maior que está intriga
há de passar e minha filha ei de abraçar!

Lenildo Solano

20/10/2013

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

DESPRENDIMENTO DOS BENS PASSAGEIROS


O bem-estar, a saúde material e espiritual
são fundamentais na vida de uma pessoa
Dividir com o próximo, fazer caridade sem ostentação
ter consciência de que tudo que temos são doações divinas
que teremos que prestar contas do uso e que somos
depositários e não proprietários dão sentido, direção
ao nosso caminhar, sem apegos egoísticos a matéria
Conseguir, obter tudo que concerne para uma vida saudável
é obvio através do estudo e do trabalho. Porém devemos
dar mais ênfase aos bens espirituais, as virtudes morais.
Ouvimos duas situações inusitadas:
- Na primeira é a tristeza de um pai que chora por não poder
sequer ver a filha, segundo ele dá toda assistência material
a filha que tanto ama. Mas a mãe por capricho e castigo
a ele não o deixa vê-la, mesmo com mandado judicial.
Nesta situação deve haver desprendimento por parte do pai, que deve
buscar a justiça e ter o seu direito de pai, desde que cumpre com
a pensão familiar. A prece também ajudará bastante no entendimento.
Outra situação foi o desabafo de uma avó em relação à neta de três anos de idade
Considerada uma pequena tirana, quer tudo pra si e exige atenção máxima pra ela.
Quando não a satisfazem, rapidamente, grita horrores;
 a avó  recomendou aos pais
matriculá-la em uma creche onde ela verá que é mais uma, aprenderá a dividir as coisas; viver em grupo, em sociedade.
- Criança aprende e desenvolve, convivendo com outras crianças
A VIDA É VERDADEIRAMENTE UMA ESCOLA, APRENDIZAGEM A TODO O MOMENTO, BASTA QUERER APRENDER!

Lenildo Solano

18/10/2013

DUAS COMADRES – Maria e Benedita


Comadres são duas irmãs não consanguíneos
consideradas segunda mãe do afilhado ou afilhada
Por isso os pais têm todo cuidado para escolher a pessoa.
Engraçado foi o seguinte:
A comadre Maria foi à feira livre, comprar seus legumes, verduras e frutas
Ela avista a comadre Benedita comendo milho cozido e diz:
Oi comadre, agora a senhora virou arara comendo milho?
A outra diz:
Toda sexta-feira venho para fazer a compra e não deixo de comer o milho, a senhora quer provar, tá uma delícia. Não comadre eu estou com certa pressa, até outra vez comadre.
Voltando para casa a comadre Benedita vê a comadre Maria comendo espetinho de carne
Então ela fala consigo mesma, chegou a minha vez, ola comadre
a sua pressa era pra isso, comer espetinho assado? Olha, andam dizendo que está sumindo gatos e cachorros por aqui
Mas, deixando a brincadeira de lado, pergunto:
A senhora tá virando gata? Não, aproxime comadre e vamos deliciar juntas.
Como é saudável o encontro de pessoas amigas, delicadas alegres.
- É importantíssimo levar tudo na esportiva, na camaradagem
 sem estressar
Temos que aprender a viver como estas duas comadres-irmãs
com toda simplicidade e alegria!

Lenildo Solano

18/10/2013

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CAUSOS ENGRAÇADOS


- O cabra valente saiu pra caçar; espera aqui, espera ali
de repente sai da mata uma onça. O caçador pôs-se a correr
entrou levando no peito a porta do barraco todo assustado
Pra não demonstrar todo medo, tremendo disse pra turma
vão tirando o couro desta enquanto vou buscar outra.
 valente só de papo!
- Dois compadres pescadores jogaram a linha na água
passa tempo e mais tempo o peixe nem beliscava a isca
Mas como pescadores e caçadores são criativos,
um diz para outro: Compadre, o senhor tá vendo aquela
formiga lá do outro lado piscando o olho pra mim?
O outro diz: Do lado direito ou do lado esquerdo?
porque pra mim ela tá piscando o direito.
pescadores e caçadores são criativos, sempre escapa o maior
- O candidato político foi pedir voto lá na vila e prometeu, se eleito fosse, levar água encanada, luz elétrica e construir o centro comunitário
Foi eleito e como sempre acontece, sumiu. Quando aproximava a nova eleição
sendo candidato a reeleição voltou lá na vila pra pedir votos
Aí o pessoal caiu de pau. Nós já imaginávamos que o senhor voltaria pra pedir novamente voto.
 Olha moço, nós somos pobres, humildes, mas não otários
A educação que seu pai e sua mãe deram pra você não  valeu de nada?
O seu prometeu entrou no carro e foi embora
Prometer e não cumprir é pior do que roubar e não aguentar levar
-SORRIR É GINÁSTICA EM BUSCA DA FELICIDADE
Lenildo Solano17/10/2013