quarta-feira, 30 de abril de 2014

FESTA DA SANTA CRUZ


 Enquanto a Sexta-Feira Santa é dedicada à paixão e Crucificação, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, em três de maio, celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.
Santo André de Creta diz: "Celebramos a festa da cruz; por ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebramos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro."
Os fiéis rezam para Santa Cruz para defendê-los contra os perigos das doenças, maus espíritos, contra todos os males dos animais domésticos, conflitos familiares e malfeitores em propriedades particulares principalmente nas áreas rurais.

Origem:
Heráclito recuperou e reconstituiu o Santo Lenho e levou-o até ao calvário, no Monte Gólgota, quando o recuperou das mãos dos persas.

Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, no ano de 320, mandou que descobrissem o paradeiro da Cruz que Jesus havia morrido. Ela foi encontrada dentro de uma cisterna, na região do Gólgota.

- A nossa querida mãe Ana assumiu a comemoração de Santa Cruz no bairro Santa Helena. Com a participação e colaboração da comunidade. Acontecem a reza o terço, a procissão e aquele jantar gostoso acompanhado de refrigerantes e algumas vezes uma boa música.
Que Deus através da Santa Cruz dê a ela e a todos os participantes muita saúde, paz e felicidades!



segunda-feira, 28 de abril de 2014

LOUVOR A LIBERDADE


Hoje a dois mil e quatorze anos
após o nascimento de Jesus Cristo
que ensinou através do exemplo
a lei de justiça, amor e caridade
ainda vemos pessoas sendo
discriminadas, depreciadas
humilhadas e violentadas.
Liberdade, liberdade
lei divina ou natural
concede ao ser humano
dotado de livre arbítrio e razão
decidir entre o sim ou o não
assumir o mérito ou a divida
por uma feliz ou infeliz
palavra ou ação.
Comportamento humano
difícil de ser documentado
até em países de primeiro mundo considerado
deparamos com atos inescrupulosos.
Mas mantemos convictos de que diante
da lei do progresso ninguém se opõe.
O planeta e seus habitantes queiram ou não
sumariamente progredirão.
É lei divina, glória a Deus!

Lenido Solano
28/04/2014


A LEI DE AMOR - Mensagem da Semana

                                                                       
         
  10 – Meus queridos condiscípulos, os Espíritos aqui presentes vos dizem pela minha voz: Amai muito, para serdes amados! Tão justo é este pensamento, que nele encontrareis tudo quanto consola e acalma as penas de cada dia. Ou melhor: fazendo isso, de tal maneira vos elevareis acima da matéria que vos espiritualizareis antes mesmo de despirdes o vosso corpo terreno. Os estudos espíritas ampliaram a vossa visão do futuro, e tendes agora uma certeza: a do vosso progresso para Deus, com todas as promessas que correspondem às aspirações da vossa alma. Deveis também vos elevar bem alto, para julgar sem as restrições da matéria, e assim não condenar o vosso próximo, antes de haver dirigido o vosso pensamento a Deus.
            Amar, no sentido profundo do termo, é ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros aquilo que se deseja para si mesmo. É buscar em torno de si a razão íntima de todas as dores que acabrunham o próximo, para dar-lhes alívio. É encarar a grande família humana como a sua própria, porque essa família irá reencontrar um dia em mundos mais adiantados, pois os Espíritos que a constituem são, como vós, filhos de Deus, marcados na fronte para se elevarem ao infinito. É por isso que não podeis recusar aos vossos irmãos aquilo que Deus vos deu com liberalidade, pois, de vossa parte, seríeis muito felizes se vossos irmãos vos dessem aquilo de que tendes necessidade. A todos os sofrimentos, dispensai pois uma palavra de ajuda e de esperança, para vos fazerdes todo amor e todo justiça.
            Crede que estas sábias palavras: “Amai muito, para serdes amados”, seguirão os seus cursos. Esta máxima é revolucionária e segue uma rota firme e invariável. Mas vós já haveis progredido, vós que me escutais: sois infinitamente melhores do que há cem anos; de tal maneira vos modificastes para melhor, que aceitais hoje sem repulsa uma infinidade de idéias novas sobre a liberdade e a fraternidade, que antigamente teríeis rejeitado. Pois daqui a cem anos aceitará também, com a mesma facilidade, aquelas que ainda não puderam entrar na vossa cabeça.
            Hoje, que o movimento espírita avançou bastante, vede com que rapidez as idéias de justiça e de renovação, contidas nos ditados dos Espíritos, são aceitas pela metade das pessoas inteligentes. É que essas idéias correspondem ao que há de divino em vós. É que estais preparados por uma semeadura fecunda: a do último século, que implantou na sociedade as grandes idéias de progresso. E como tudo se encadeia, sob as ordens do Altíssimo, todas as lições recebidas e assimiladas resultarão nessa mudança universal do amor ao próximo. Graças a ela, os Espíritos encarnados, melhor julgando e melhor sentindo, dar-se-ão as mãos até os confins do vosso planeta. Todos se reunirão, para entender-se e amar-se, destruindo todas as injustiças, todas as causas de desentendimento entre os povos.
            Grande pensamento de renovação pelo Espiritismo tão bem exposto em O Livro dos Espíritos, tu produzirás o grande milagre do século futuro, o da reunião de todos os interesses materiais e espirituais dos homens, pela aplicação desta máxima bem compreendida: Amai muito, para serdes amados!
  SANSÃO
                   Membro da Sociedade Espírita de Paris, 1863

                                                    E.S.E. CAP.XI

domingo, 27 de abril de 2014

A CHAMA VIOLETA...

                                                

A Chama Violeta é uma luz espiritual capaz de provocar profundas mudanças na matéria e na energia. Ela consome energias negativas, sentimentos e pensamentos inferiores, libertando a energia divina aprisionada, onde quer que ela esteja.

Podemos usar o potencial libertador da Chama Violeta de forma muito prática, no nosso cotidiano. Ela pode ser visualizada em nós, em objetos como carros e móveis, nas nossas casas, na natureza ou envolvendo o Brasil e o mundo.

A Chama Violeta é uma luz em forma de chama, uma luz em movimento, dançante. Às vezes aparece em forma de uma chama de vela, às vezes como um fogo de maiores proporções, outras vezes como um redemoinho, uma espiral, como fogos de artifício em plena explosão ou como uma onda de mar quando se quebra. Ela pode apresentar a aparência de um mar violeta, de uma cascata de luz violeta, de uma cortina etérea ou de uma fogueira de fogo violeta. 

- Ao dormir e/ou acordar sintonizemos nesta chama fazendo com que ela aja em nosso corpo. Mente sã, corpo são!


ETA PESCARIA BOA!


ETA PESCARIA BOA!

Fomos pescar em Bom Jardim
tablado amplo, seguro
barranco a exigir
equilíbrio e firmeza
lanche, refri , aquela gelada
Churrasco a beira da estrada
criança conversando
saindo até “o maior que elefante”
pelo garoto Davi, pedido pra repeti.
Sombra ampla e refrescante
ouve quem descansou
naquela sesta da tarde
banho de rio ou de latinha
vegetação verde sem poluição
permitindo oxigenar o pulmão
energizar mente, espírito e coração.
Afinal, eta pescaria boa!
Mas o que está faltando?
só faltou o principal
o peixe que não deu
graça ao anzol.
Mas acima de tudo
valeu o lazer
a próxima já vem
feriado grande
Mimo, Chaparal ou Barão
há de ser, aí então
peixe de montão.

Abraços a todos!
Lenildo Solano
27/04/2014



sexta-feira, 25 de abril de 2014

LOUVOR AO SENHOR


Como é grande
a nossa admiração
por vós, Nosso Senhor
pois a todo momento
presenciamos a ação
do seu angélico amor
Queremos buscar
em vós inspiração
para tratarmos a todos
sem nenhuma distinção
Fazer ao outro tudo
que queremos que nos façam
ter principalmente paciência
como vós tem em abundância
Tenha Senhor clemência
ouça, aceite este louvor
que fazemos a Vós
com todo nosso amor!

Lenido Solano

25/04/2014

quinta-feira, 24 de abril de 2014

PARA SER FELIZ...

                                                                          

Acorde todas as manhãs com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz.
Seja seu próprio motor de arranque.
O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice. Você nasceu para ser feliz!
Enumere as boas coisas que você tem na vida. Ao tomar consciência do seu valor, será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança!
Trace objetivos para cada dia. Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente.
Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, ajuda você a manter a dignidade.
Acredite, seu valor está em você mesmo. Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente, seja especial.
Quando nos deixamos vencer, não há surpresas, nem alegrias...
Conscientize-se de que a verdadeira felicidade está dentro de você. A felicidade não é ter ou alcançar, mas ser e doar-se.
Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace. Deixe-se envolver pelo afeto.
A felicidade é como um perfume. Você o passa nos outros e o cheiro fica um pouco em suas mãos.
E quando você se deixa envolver por essa fragrância especial, ao abraçar alguém deixa um pouco do seu cheiro, pois esse perfume é contagiante.
O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz efeitos colaterais maravilhosos.
Não só cria um halo de conforto para os que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.
O tempo para ser feliz é agora. O lugar para ser feliz é aqui!
A felicidade está ao alcance de todos, mas somente as pessoas especiais a têm alcançado. E sabe por quê?
Porque as pessoas especiais são aquelas que têm a habilidade de dividir suas vidas com os outros.
Elas são honestas nas atitudes, são sinceras e compassivas, e estão certas de que o amor é parte de tudo.
As pessoas especiais praticam a arte de se doar aos outros, e de ajudá-los com as mudanças que surgem em seus caminhos.
As pessoas especiais não temem dividir seus conhecimentos, compartilhar seus sonhos, suas alegrias.
Elas não têm medo de ser vulneráveis. Acreditam que são únicas e têm prazer em ser quem são.
As pessoas especiais são aquelas que se permitem a ventura de estar próximas dos outros e importar-se com a felicidade alheia.
Elas sabem que o amor é o que faz a diferença na vida.
As pessoas especiais são aquelas que realmente tornam a vida bela.
E você, também é uma dessas pessoas especiais?
* * *
Todas as pessoas são especiais.
Todas foram especialmente geradas pelo amor do Criador do Universo, que enfeita o céu com as estrelas e coloca na intimidade de cada ser uma centelha de luz.
Compete a cada pessoa fazer brilhar sua própria luz, conforme o convite de Jesus.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre que atitudes tomar para ser feliz, anote estas ligeiras dicas e as realize.
Em breve verá que novos horizontes se abrirão mostrando uma realidade diferente: a realidade das pessoas felizes.

Redação do Momento Espírita, com base em textos de autoria ignorada.


terça-feira, 22 de abril de 2014

Jesus e tolerância



Em termos de psicologia profunda, a questão do julgamento das faltas alheias constitui um grave cometimento de desumanidade em relação àquele que erra.
O problema do pecado pertence a quem o pratica, que se encontra, a partir daí, incurso em doloroso processo de autoflagelação, buscando, mesmo que inconscientemente, liberar-se da falta que lhe pesa como culpa na economia da consciência.
A culpa é sombra perturbadora na personalidade, responsável por enfermidades desprezíveis, causadoras de desgraças de vária ordem.
Insculpida nos painéis profundos da individualidade, programa, por automatismos, os processos reparadores para si mesmos.
Toda contribuição de impiedade, mediante os julgamentos arbitrários, gera, por sua vez, mecanismos de futura aflição para o acusador.
Julgando as ações que considera incorretas no seu próximo, realiza um fenômeno de projeção da sua sombra em forma de auto-justificação, que não consegue libertá-lo do impositivo das suas próprias mazelas.
A tolerância, em razão disso, a todos se impõe como terapia pessoal e fraternal, compreendendo as dificuldades do caído, enquanto lhe distende mãos generosas para soerguê-lo.
Na acusação, no julgamento dos erros alheios, deparamos com propósitos ocultos de vingança-prazer em constatar a fraqueza dos outros indivíduos, que sempre merecem a misericórdia que todos esperamos encontrar quando em circunstâncias equivalentes.
Jesus sempre foi severo na educação dos julgadores da conduta alheia.
Certamente, há tribunais e autoridades credenciadas para o ministério de saneamento moral da sociedade, encarregadas dos processos que envolvem os delituosos.
E os julgam, estabelecendo os instrumentos reeducativos, jamais punitivos, pois que, se o fizessem, incidiriam em erros idênticos, se não mais graves.
O julgamento pessoal, que ignora as causas geradoras dos problemas, demonstra o primitivismo moral do homem ainda "lobo" do seu irmão.
O Mestre estabeleceu a formosa imagem do homem que tem uma trave dificultando-lhe a visão, e, no entanto vê o cisco no olho do seu próximo.
A proposta é rigorosa, portadora de claridade evidente, que não concede pauta a qualquer fuga de responsabilidade.
Ele próprio, diante da multidão aflita, equivocada, perversa, insana, ao invés de julgá-la, "tomou-se de compaixão" e ajudou-a.
Naturalmente não solucionou todos os problemas, nem atendeu a todos, como eles o desejavam.
Apesar de tudo, compadecido, os amou, envolvendo-os em ternura e ensinando-lhes as técnicas de libertação para adquirirem a paz.
Pensamento
Tem compaixão de quem cai. A consciência dele será o seu juiz.
Ajuda aquele que tomba. Sua fraqueza já lhe constitui punição.
Tolera o infrator. Ele é o teu futuro, caso não disponhas de forças para prosseguir bem.
A tolerância que utilizares para com os infelizes se transformará na medida emocional de compaixão que receberás, quando chegar a tua vez, já que ninguém é perfeito.
FONTE:Momento de Reflexão



segunda-feira, 21 de abril de 2014

Dai A César O Que É De Cesar - Mensagem da Semana

                                                                      

5  Então, retirando-se os fariseus, projetaram entre si comprometê-lo no que falasse. E enviaram-lhe seus discípulos, juntamente com os herodianos, que lhe disseram: Mestre, sabemos que és verdadeiro, e não se te dá de ninguém, porque não levas em conta a pessoa dos homens; dize-nos, pois, qual é o teu parecer: é lícito dar tributo a César ou não? Porém Jesus, conhecendo a sua malícia, disse-lhes: Por que me tentais, hipócritas? Mostrai-me cá a moeda do censo. E eles lhes apresentaram um dinheiro. E Jesus lhes disse: De quem é esta imagem e inscrição? Responderam-lhe eles: De César. Então lhes disse Jesus: Pois daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E quando ouviram isto, admiraram-se, e deixando-o se retiraram. (Mateus, XXII: 15-22; Marcos, XII: 13-17).
            6 – A questão proposta a Jesus era motivada pela circunstância de haverem os judeus transformados em motivo de horror o pagamento do tributo exigido pelos romanos, elevando-o a problema religioso. Numeroso partido se havia formado para rejeitar o imposto. O pagamento do tributo, portanto, era para eles uma questão de irritante atualidade, sem o que, a pergunta feita a Jesus: “É lícito dar tributo a César ou não?”, não teria nenhum sentido. Essa questão era uma cilada, pois, segundo a resposta, esperavam excitar contra ele as autoridades romanas ou os judeus dissidentes. Mas “Jesus, conhecendo a sua malícia”, escapa à dificuldade, dando-lhes uma lição de justiça, ao dizer que dessem a cada um o que lhes era devido. (Ver na Introdução o artigo intitulado Publicanos).
            7 – Esta máxima: “Daí a César o que é de César” não deve ser entendida de maneira restritiva e absoluta. Como todos os ensinamentos de Jesus, é um princípio geral, resumido numa forma prática e usual, e deduzido de uma circunstância particular. Esse princípio é uma conseqüência daquele que manda agir com os outros como quereríamos que os outros agissem conosco. Condena todo prejuízo moral e material causado aos outros, toda violação dos seus interesses, e prescreve o respeito aos direitos de cada um, como cada um deseja ver os seus respeitados. Estende-se ao cumprimento dos deveres contraídos para com a família, a sociedade, a autoridade, bem como para os indivíduos.
EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - Capitulo XI


WATHS APP - Pôr Música e Cantar


Digo e repito
se você já está cansada
do nosso viver
volto pra casa da mamãe
não vou te aborrecer

A casa da mamãe
está sempre de braços abertos
pra receber de regresso
seus queridos filhos e netos

No mundo da internet
vinte quatro horas ligada
distância maior do que ir a lua
você está de mim separada

Eu já não mais aguento
esse tal do whats app
tá me levando ao sofrimento
ele vai com certeza
acabar com nosso casamento

Autoria: Lenildo Solano

21/04/2014

Tiradentes

                                                                

No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das idéias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia


domingo, 20 de abril de 2014

Oração de São Jorge

                                                              

Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, a Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Ajudai-me a superar todo o desanimo e alcançar a graça que tanto preciso: (fazei aqui o seu pedido) Dai-me coragem e esperança fortalecei minha FÉ e auxiliai-me nesta necessidade.  Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém!
São Jorge rogai por nós!


SÃO JORGE, OGUM GUERREIRO


Vinte e três de abril, dia
maior consagrado
ao padre soldado
 líder de cavalaria
Torturado aos poucos
fiel a Cristo morreu
exemplo de fé viva
perseverança nos deu
Na umbanda
Orixá venerado
Ogun, santo guia e protetor
vencedor de demanda
Do astro Lua
vencendo o dragão
irradia Sua luz
mantendo-nos sempre
em comunhão com Jesus
sob sua guarda e proteção

- Salve São Jorge, Sarava Ogum Guerreiro
Nosso grande orixá, pai e companheiro!

Lenildo Solano
20/04/2014


sábado, 19 de abril de 2014

Porque ovo e o coelho são símbolos da Páscoa?

                                                                       

Através dos tempos a humanidade tem dado muitas e diversas interpretações aos ovos de galinha e que, em parte, também foram aplicadas aos ovos de páscoa.
O ovo é comida, é símbolo de vida, de pureza, de fertilidade, e era usado como forma de pagamento de dividas, como sacrifício ou como oferta de gratidão. Na idade média o pagamento do aluguel da terra pelos arrendatários aos proprietários feudais era efetuado na época da Páscoa através de ovos. O ovo até era a moeda básica para juros e aluguel de terras.
O costume de pintar ovos e dar os mesmos de presente na Páscoa tem varias origens: na cristandade primitiva o ovo era símbolo da vida e da ressurreição e um ovo era sempre adicionado ao túmulo quando do falecimento de um cristão. Assim o ovo adquiriu imagem de conter algo oculto, ser como um túmulo fechado, no qual está encerrada uma vida, que em algum momento irá dali surgir. Assim isto refere diretamente à ressurreição de Cristo.

A relação entre a Páscoa e o coelho da páscoa é explicada na Alemanha de varias maneiras:
O coelho na primavera deixa o seu habitat e adentra vilarejos e os jardins para buscar comida. Devido a esta atitude de certa forma inexplicável os moradores destes vilarejos estabeleceram uma relação com a páscoa e dotaram o coelho com a capacidade incrível de deitar ovos especiais. (na Europa, e em todo o hemisfério norte, é primavera na época da Páscoa).
Em pinturas medievais preservadas é dada ao coelho a capacidade de trazer ovos. Assim muitas vezes padrinhos convidavam seus afilhados a "caçar" o coelho na época da páscoa, e esta caça consistia da procura de ovos coloridos escondidos nos jardins. O coelho teria esta capacidade diante do fato de que ele era muito mais rápido do que a galinhas poedeiras, roubando destas os ovos para levá-los às crianças.
Em algumas partes da Alemanha o coelho da Páscoa não é conhecido. Assim a função de alegrar as crianças com ovos coloridos é exercida pelo galo, em outras pela cegonha, a raposa ou até por sinos de igreja.
Também uma interpretação ampla e bastante livre do Salmo 104,18 leva ao coelho, pois em traduções antigas encontra-se neste texto a palavra coelho ou lebre. E em alguns escritos antigos o coelho è citado como sendo um símbolo de Cristo!!
Na mitologia grega o coelho era símbolo de fecundidade e aparecia nos ritos respectivos. Daí pode ter-se infiltrado na lenda ocidental devido a páscoa estar relacionada no calendário com o inicio da primavera. O Coelho também é o animal da lua; como a data da Páscoa é fixada no primeiro domingo da primeira lua cheia da primavera, pode ter-se relacionado o animal à data.
Cordeiro da Páscoa
O ritual do cordeiro da Páscoa tem a sua origem no pessah judeu, no qual o cordeiro é imolado em favor da graça e na lembrança do agir de Deus. Na igreja cristã este cordeiro transforma-se em um símbolo de Cristo, o Cordeiro de Deus que leva o pecado do mundo e é apresentado portando uma bandeira, o sinal da vitória.
O cordeiro simboliza a vida. Com seu pelego branco ele simboliza a pureza e a sua atitude pacifica deve ser um chamado a paz. É tradição em muitos lares cristãos comer-se cordeiro assado ou cozido no domingo da páscoa. Outro costume é assar pão doce em forma de cordeiro e servi-lo no café na Páscoa.